Petit Gateu


Petit gâteau (pronuncia-se peti gatô) é um pequeno bolo de chocolate com casca crocante e recheio cremoso. Foi criado por acidente nos Estados Unidos da América, quando um aprendiz de chefe de cozinha aqueceu demais o forno. Mesmo com o erro, os clientes adoraram a receita e assim popularizou-se nos restaurantes de Nova Iorque na década de 1990 e chegou ao Brasil em 1996. Atualmente, possui variações de recheio e ingredientes que não se limitam mais somente ao chocolate e podem ser de doce de leite, goiaba,tangerina, outras frutas ou bebidas alcoólicas. Também se acredita que o petit gâteauconsumido nos EUA e no Brasil seja uma copia de uma sobremesa criada em 1981 pelochef Michel Bras chamada biscuit tiède de chocolat coulant e composta de duas partes: um bolo crocante de chocolate, bem cozido e preparado sem farinha, e um núcleo de chocolate congelado que, quando assado, derrete e fica liquido. Devido à complexidade do preparo, começou a ser copiado como um bolo de chocolate pouco cozido, ou com o miolo cru.
Normalmente é servido com uma bola de sorvete de creme e cobertura de chocolate, porém variações podem ser uma surpresa muito agradável.

Ingredientes 
  • 200 g de chocolate meio amargo
  • 2 colheres de manteiga sem sal
  • 1/4 de xícara de chá de açúcar
  • 2 colheres de sopa rasas de farinha de trigo
  • 2 ovos inteiros(tirar a pele da gema)
  • 2 gemas




Modo de preparo 

  1. Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria
  2. Bater os ovos e as gemas com açúcar na batedeira até ficar bem claro
  3. Junte o chocolate derretido e a farinha de trigo, misturando com uma espátula
  4. Depois, unte as forminhas de empadinha, passe trigo e coloque a massa
  5. Pré-aqueça o forno e leve para assar de 6 a 10 minutos em fogo alto até os bolinhos crescerem, mas o meio deve ficar molinho
  6. Deve-se desenformar quente
  7. Diretamente no prato acompanhado com sorvete de creme


  30min
8 porções







créditos e fontes : Tudo Gostoso 


beeijos :*





sexta-feira, 3 de junho de 2011| 16:00 | 0 comentários

<< >